EFEITO DE UMA TEMPORADA DE TREINAMENTO SOBRE INDICADORES MULTIDIMENSIONAIS DO POTENCIAL ESPORTIVO DE JOVENS FUTEBOLISTAS

EC Vidigal, DG Martinez, FZ Werneck, EF Coelho, MO Matta, MC Laterza, A Figueiredo

Resumo


Introdução: A performance no futebol resulta de uma combinação de fatores, como as características físicas dos jogadores, habilidades psicológicas, técnicas e táticas, sendo a maioria delas treináveis.

Objetivo: Investigar o efeito de uma temporada de treinamento sobre indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens futebolistas.

Metodologia: Participaram do estudo 18 futebolistas do sexo masculino das categorias sub-14, sub-15, sub-16 e sub-17 (14,4 ± 1,3 anos; 59,2 ± 9,0 kg; 170,5 ± 9,3 cm), que treinavam de três a cinco vezes por semana em um centro de formação brasileiro de jovens futebolistas. Os atletas foram submetidos a uma bateria de testes multidimensional, antes e após 11 meses de uma temporada de treinamento, sendo avaliados indicadores antropométricos, físico-motores, psicológicos, técnico-táticos, socioambientais e a maturação biológica, além da percepção subjetiva dos treinadores quanto ao potencial esportivo dos atletas.

Resultados: Após a temporada, foi observado aumento significativo nos indicadores antropométricos (estatura, massa corporal e envergadura) e redução no percentual de gordura. Além disso, os jogadores tiveram melhora significativa na força de preensão manual, flexibilidade, potência do salto com contramovimento, agilidade, velocidade de 20 metros, indicadores psicológicos, drible e habilidades táticas.

Conclusão: Conclui-se que uma temporada de treinamento promoveu melhoras significantes nos indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens futebolistas.

Palavras-chave:Futebol. Treinamento. Indicadores Multidimensionais. Características de Performance.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14