NÍVEL DE CONHECIMENTO E HÁBITOS ADOTADOS SOBRE HIDRATAÇÃO EM JOGADORES DE FUTEBOL: UMA BREVE REVISÃO

JP Condé, HRT Reis

Resumo


Introdução: Nem sempre os jogadores de futebol possuem o hábito de se hidratarem adequadamente, o que pode resultar em desidratação, prejudicando o desempenho profissional e podendo causar problemas relativos à saúde do atleta. O conhecimento sobre uma hidratação correta é de suma importância, uma vez que tem influência na saúde e no rendimento do jogador em campo.

Objetivo: Caracterizar o nível de conhecimento e hábitos adotados sobre hidratação em jogadores de futebol.

Metodologia: Por meio de uma metodologia exploratória com investigação descritiva, foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e Lilacs. Selecionaram-se documentos publicados entre 2005 e 2021, disponíveis em 24 de julho 2021, obedecendo aos seguintes critérios de inclusão: atletas da categoria de base, profissionais, semiprofissionais e/ou recreativos, dos gêneros masculino e feminino, com idades entre 11 e 40 anos. No procedimento de busca foram considerados artigos originais.

Resultados: Foram encontrados 195 artigos, sendo realizada uma leitura completa de títulos, resumos e/ou artigos, inclusive artigos de revisão, na íntegra. Um total de 14 artigos compôs esta revisão. Os dados observados na literatura evidenciam que jogadores de futebol nem sempre têm conhecimento sobre uma hidratação correta e/ou hábito de se hidratarem antes, durante e depois dos treinos e/ou competições.

Conclusão: É frequente observar que jogadores de futebol não têm conhecimento de uma hidratação correta, tampouco o hábito de praticá-la, desconhecendo os benefícios de se hidratarem, indo para o jogo já desidratados, o que prejudica tanto a sua saúde como um bom desempenho em campo.

 

Palavras-chave: Hidratação. Desidratação. Nutrição Esportiva. Futebol.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14