O EFEITO DO JOGADOR CURINGA SOBRE AS DEMANDAS FÍSICAS E PSICOFISIOLÓGICAS NOS JOGOS REDUZIDOS DE FUTEBOL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

MG Campos, MS Cerqueira, JCB Marins

Resumo


Introdução: Estudos têm evidenciado a evolução da intensidade de jogo através de aspectos técnicos e físicos em poucas temporadas. Esse aumento da carga física tem sido caracterizado pelo maior tempo total em corridas de alta intensidade, bem como pelos picos de velocidade obtidos durante os jogos. A forma de treinamento integrativo tem nos Jogos Reduzidos Condicionados (JRC) uma forma moderna e atual na preparação de um jogador de futebol, surgindo como uma proposta metodológica de estimular comportamentos específicos dos atletas dentro de um espaço de jogo menor, onde estes tenham que tomar decisões mais rápidas e realizar ações técnicas com maior precisão. Entre as alternativas para a aplicação de um JRC através de suas estruturas, existem três estratégias básicas de elaboração, sendo elas: a) jogo de igualdade numérica; b) superioridade/inferioridade fixa; e c) jogo com a presença de jogador curinga (JC), que representa superioridade numérica variada. O objetivo do JC nos JRC é estimular o surgimento de novos padrões, para tentar neutralizar a influência do balanço numérico. Isso pode ajudar a simular cenários reais do formato oficial de 11 jogadores.

Objetivo:Apresentar e avaliar de forma crítica um conjunto de pesquisas que analisaram os efeitos do uso do JC nas demandas físicas e psicofisiológicas individuais e coletivas em diferentes JRC.

Metodologia:A pesquisa abrangeu as seguintes bases de dados eletrônicas (PubMed, Google Scholar, Scielo e Web of Science). O período de busca das publicações variou de 2002 a 2022. Considerando os descritores destacados anteriormente, a busca encontrou 323 registros. Posteriormente, foram adicionados os critérios de inclusão e exclusão dos artigos, sendo os de inclusão: 1) modalidade; 2) sexo; 3) nível dos jogadores; 4) presença de jogador curinga; 5) demandas físicas e psicofisiológicas. Após a triagem de acordo com os critérios estabelecidos, um total de 20 manuscritos (dissertações, teses e trabalho de conclusão de curso) sobre JRC + JC e 11 artigos publicados em revistas sobre o mesmo tema, acrescentando demandas físicas e psicofisiológicas, foramtotalmente revisados, compondo assim os trabalhos analisados de forma mais crítica.

Conclusão:De acordo com os resultados apresentados e discutidos nesta revisão, é possível concluir que a presença do JC nos JRC é um fator que pode servir para as comissões técnicas como uma estratégia de controle de cargas físicas e psicofisiológicas dentro do planejamento de trabalho.

Palavras-chave:Jogos reduzidos; Demandas físicas; Demandas psicofisiológicas; Jogador curinga.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

  • Auxílio à publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, edital 05/2014.
  • Processo: APL-00063-14